Connect with us

Uncategorized

Qual a importância da mulher no cenário político?

Published

on

É possivel  imaginar que até o início do século XX, o voto, na quase totalidade dos países, era um direito exclusivo dos homens – especialmente de homens ricos? Apenas entre 1890 e 1994, as mulheres da maioria dos Estados adquiriram o direito de votar e se candidatar a um cargo público. Ainda assim, tempo e espaço são duas varáveis que diferem muito quando tratamos dessa conquista: o que em 1906 foi uma grande vitória para as finlandesas aconteceu na África doSul somente em 1993 e na Arábia Saudita em 2011.

E aqui no Brasil, nós mulheres nunca desistimos de batalhar por nossos direitos e pleitear nosso espaço na construção da cidadania. O direito de votar, de escolher nossos representantes, apenas nos foi concedido em 1932, o voto foi permitido às mulheres casadas, somente com autorização do marido, e às mulheres viúvas e solteiras, mediante comprovação de renda. Já em 1946, a obrigação do voto foi estendida à ambos sexos. O Estado do Rio Grande do Norte, foi o primeiro Estado brasileiro, a conceder o direito de votar às mulheres. Tivemos a primeira prefeita da América Latina, em Lages do Cabugi, por nome de Alzira Soriano. Tivemos a primeira eleitora do Brasil, em Mossoró, por nome de Celina Guimarães.

Segundo o IBGE, de um total de 192 países, o Brasil ocupa a 152ª posição no ranking de representatividade feminina na Câmara dos Deputados, ficando atrás de países como Senegal, Etiópia e Equador.  Por aqui, as mulheres compõem apenas 10,5% do conjunto de deputados federais. A pesquisa revela o quão distante o país está do cenário ideal em que o número de mulheres parlamentares será proporcional ao número de mulheres na população.

O poder sobre as decisões públicas, que deveria ser amplo e irrestrito, representativo e proporcional a toda a população, ainda é marcado por gênero, raça e classe, o que abala a representatividade das instituições políticas e resulta em pouca sensibilidade no mundo político diante desses tópicos.

Levando em consideração uma sociedade como a nossa, construída sob a égide do machismo, do patriarcalismo, na qual o homem sempre ocupou o espaço público e a mulher, o privado. Temos que vibrar com o crescimento da participação, mesmo que ainda tímida, e da presença cada vez maior de candidatas, que se faz fundamental para o fortalecimento da democracia. Afinal, a representatividade feminina é extremamente necessária quando pensamos nas lutas pelos direitos das mulheres em um contexto no qual, como se sabe, ainda há muito preconceito, exclusão e violência.

Ao apontarmos que dentre os eleitores no Brasil as mulheres são maioria (pouco mais de 51,7% do total, segundo o governo federal), certamente este é um aspecto explorado pelos candidatos (ou candidatas) na tentativa de arregimentar esse voto feminino. Mais do que isso, é um indício de que há a necessidade de atenção para essa parcela considerável da população, ainda mais em se tratando de uma sociedade que busca se fortalecer enquanto democracia. Esta, por usa vez, já há algum tempo vem se consolidando, e uma participação maior das mulheres vai ao encontro disso.

Na década de 70 do século passado, as mulheres representavam 35% do eleitorado, ultrapassando a marca dos 50% no ano de 2006, quebrando a hegemonia do eleitorado. E a questão agora é: esse aumento na participação do voto pelas mulheres é a confirmação de que nós estamos conquistando nosso merecido espaço?  Podemos dizer que sim, embora os desafios encontrados pelas mulheres tanto na política quanto na sociedade de modo geral (e um bom exemplo são as dificuldades no mercado de trabalho) ainda são consideráveis. No entanto, é preciso considerar que, por conta das chamadas cotas, fruto de políticas afirmativas para ampliar a participação feminina, os partidos são obrigados a reservar uma participação de, no mínimo, 30% para cada sexo. Isso nos resguarda o direito de representatividade política e o exercício de nossos direitos e deveres enquanto cidadãs.

No entanto, as diferenças comportamentais entre homens e mulheres no exercício de funções estratégicas, hierarquias corporativas e cargos políticos trata-se de algo bastante relativo, pois na verdade um bom governante é aquele que tem compromisso com a democracia, honestidade, integridade, ética e com a coletividade, independente de qual seja o sexo, homem ou mulher, desde que nos represente e faça valer os direitos do cidadão (homem e mulher) com ética e seriedade.

Acompanhe o trabalho de Aline Salvi Coach:

Instagram: @alinesalvicoach
Facebook: Aline Salvi Coach 
Youtube: Aline Salvi Coach

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uncategorized

Rico Henriques e banda Falamansa se apresentam em uma das maiores festas juninas do Brasil

Published

on

Após alguns anos em agonia por conta da pandemia, sem a possibilidade de saber como ficariam as festividades tradicionais, aos poucos, tudo tem voltado a se encaixar. Primeiro foi o Carnaval, que de forma intimista, acabou ressurgindo no mundo pós pandêmico. E agora, chegou a vez das tradicionais festas de São João.

Na noite da última quinta-feira (30), o cantor Rico Henriques dividiu palco com a renomada banda de forró, Falamansa que completou recentemente 23 anos de carreira. Realizada no Clube Pinheiros, o evento, considerado como um dos maiores festivais juninos do Brasil, contou com cerca de 20 mil pessoas, dividido entre sócios e convidados. Os ingressos foram esgotados uma semana antes.

Rico Henriques vem se destacando no cenário musical como uma das maiores promessas do Forró e Piseiro, fazendo um show mega animado com os maiores sucessos da atualidade.

Conhecido como o “Rei da Voadora” e o “Cara do Megafone”, Rico encantou à todos presentes com sua energia e carisma, deixando o público em euforia para receber a tão esperada apresentação da banda Falamansa, que por sua vez, fizeram um show impecável com grandes sucessos como “Rindo Atoa”, “Xote dos Milagres”, “Avisa”, “Xote da Alegria” e “Confidência”, incluindo a nova música de trabalho “Cangaceira” lançada recentemente com participação especial da cantora IZA.

Quem esteve no Clube Pinheiros, sem dúvida alguma, pôde curtir uma noite extremamente agradável, com o melhor da culinária junina e o melhor do Piseiro e do Forró Pé de Serra.

Fonte: Assessoria Xênia Dandrade

Rico Henriques - Crédito da Foto: Divulgação

Rico Henriques – Crédito da Foto: Divulgação

Continue Reading

Uncategorized

Médico Dr. Vinícius Mustafá participa de Solenidade na Assembleia Legislativa

Published

on

O ato solene em homenagem ao Dia do Futebol de Várzea contou com a presença de autoridades e médicos do esporte

No último dia 30 o médico pós-graduado em Endocrinologia, Dr. Vinicius Mustafá participou e palestrou em Ato Solene promovido pela Assembleia Legislativa de São Paulo a respeito da importância do esporte para a saúde e manutenção de uma boa qualidade de vida.

Na presença de autoridades e de outros profissionais da saúde, foi discutido a importância do futebol, sobretudo nas periferias, como um verdadeiro incentivador da prática de esportes.

Apaixonado pela profissão, Dr. Vinícius Mustafa – CRM/SP 193.620 é médico com pós-graduação em Endocrinologia pela ISMD de São Paulo.

Dr. Vinicius Mustafá - Crédito da Foto: Divulgação

Dr. Vinicius Mustafá – Crédito da Foto: Divulgação

Além de sua formação, também é membro da Academia Americana Medicina Anti-Aging e and Regenerative Medicine (BHRT), médico voluntário desde 2012 da ONG “Global Encouragers Ministries” e um grande apoiador do esporte, prestando atendimentos filantrópicos para atletas de vôlei, futebol de campo e de areia, um dos motivos mais importantes por ter sido convidado a participar do Ato Solene na ALESP.

O médico re ele muito destaque na Internet e suas redes sociais, pois compartilha com seus seguidores muitas dicas sobre saúde e melhora na qualidade de vida.

Para conhecer mais sobre o seu trabalho, acesse o Instagram @drviniciusmustafa ou através do site  www.drviniciusmustafa.com.br

Dr. Vinicius Mustafá - Crédito da Foto: Divulgação

Dr. Vinicius Mustafá – Crédito da Foto: Divulgação

Ato de Solenidade na Assembleia Legislativa - Crédito da Foto: Divulgação

Ato de Solenidade na Assembleia Legislativa – Crédito da Foto: Divulgação

Dr. Vinicius Mustafá - Crédito da Foto: Divulgação

Dr. Vinicius Mustafá – Crédito da Foto: Divulgação

Continue Reading

Uncategorized

Churras Boat, o churrasco dos artistas em sua casa!

Published

on

Hummm… De repente bateu aquela fome e deu uma enorme vontade de comer um churrasco saboroso em sua casa. E você já pensou em poder realizar este desejo sem ao menos precisar acender a churrasqueira? Ou então solicitar uma outra opção de comida brasileira fresquinha com o sabor apetitoso?

Basta entrar em contato com o Churras Boat, que é uma empresa inovadora de delivery de churrasco localizado na zona norte da cidade de São Paulo, que trabalha com as carnes mais nobres e poderá entregar tudo prontinho direto para você onde estiver: no seu lar, no trabalho, na refeição com a família ou naquela reuniãozinha com os amigos.

Além da inovação de poder receber o churrasco de maneira delivery em sua casa, o Churras Boat utiliza uma embalagem especial em formato de barco, o que dá nome e identidade a marca e deixa os pratos mais bonitos e elegantes.

Pensando no bem-estar e na satisfação dos clientes, todos os produtos são frescos, escolhidos de forma criteriosa, sempre de primeira linha e dos principais frigoríficos do mercado. Além da qualidade nos produtos e beleza da embalagem, o Churras Boat utiliza uma exclusiva embalagem térmica, que mantem a qualidade e temperatura dos pratos.

Paulinho jogador de futebol e o cantor Dodô Pixote - Crédito das Fotos: Michele Farid / Divulgação

Paulinho jogador de futebol e o cantor Dodô Pixote – Crédito das Fotos: Michele Farid / Divulgação

A marca Churras Boat caiu na graça dos famosos que estão sempre realizando os seus pedidos e possui entre os clientes o pessoal da Turma do Pagode, Jeito Moleque, Art Popular, Felipe Saab, Gabe Cardoso (dança dos famosos), Dodô (Pixote), Rodriguinho, Thayde, Aritana Maroni, Li Martins e JP Mantovani, Felipe Prior, Mc Guime, Diego Becker, Paulinho jogador de futebol, Programa Estádio 97, Rodrigo Mila, ex participante do reality Power Couple, Flavia Viana, Marcelo Zangrandi entre outros.

Mas as novidades não param por aí… O Churras Boat também realiza eventos, e você pode contratá-los para o Brunch, Finger Food, Coquetel, Coffee Break, ou até grande eventos, onde você receberá tudo pronto e não precisará se preocupar com absolutamente nada.

Empresária e Ex-MasterChef Aritana Maroni - Crédito da Foto: Michele Farid / Divulgação

Empresária e Ex-MasterChef Aritana Maroni – Crédito da Foto: Michele Farid / Divulgação

A assessoria que faz alguns contatos para a marca, que está sempre na mesa e nas festas dos famosos é a empresária Michele Farid, atuando há mais de 12 anos no mercado, contendo um casting que conta com mais de 40 personalidades e influenciadores digitais para divulgação de marcas e produtos.

A Churras Boat fica localizada na Av. Água Fria, 1661 – Santana, São Paulo, mas também recebe pedidos através do ifood e do rappi

Maiores Informações através do Telefone: (11) 94061-4532

Humorista Diego Becker - Crédito da Foto: Michele Farid / Divulgação

Humorista Diego Becker – Crédito da Foto: Michele Farid / Divulgação

Felipe Saab - Jeito Moleque - Crédito da Foto: Michele Farid / Divulgação

Felipe Saab – Jeito Moleque – Crédito da Foto: Michele Farid / Divulgação

Cantor Rodriguinho – Crédito da Foto: Michele Farid / Divulgação

Churras Boat, o churrasco dos artistas em sua casa!

Churras Boat, o churrasco dos artistas em sua casa!

 

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Geração Z. Theme by Mega Group. powered by Rafael Nascimento.

Close Bitnami banner
Bitnami