Eu achei que o método de apenas ficar criticando os filmes um pouco pobre, então tive a idéia de fazer algo um pouco mais descompromissado e um pouco mais divertido, tanto para mim, como para vocês. Daí surgiu à opção de fazer um “inovador” TOP 10. Caso fique legal e vocês gostem posso voltar a fazer outros futuramente.
Os critérios usados para esse ranking não são lá tão cinematográficos, é claro que levarei isso em conta, mas eu apenas listei todos os filmes de super-heróis que eu gosto e acho bem feito, depois disso os coloquei lado a lado numa folha de papel e fui ranqueando de acordo com meu gosto pessoal, meu nível de empolgação e o grau do número de vezes que eu poderia assistir a esse filme sem enjoar. Nada muito técnico, novamente frisando, eu não ignorei tais aspectos e fatores, eu apenas não os coloqueis como fator determinante para esse TOP 10.
Outro dado importante é que eu desconsiderei Animações como, por exemplo, “Os Incríveis” .E é uma lista de SUPER-HERÓIS, bons filmes baseados em histórias em quadrinhos, mas que não tem nenhum personagem sendo um super-herói não entram na minha lista, apesar de gostar muito de alguns deles, como por exemplo “V de Vingança”.
Vamos os DEZ melhores filmes de super-heróis de todos os tempos:
10 – X-MEN: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO (2014) 
Diretor: Bryan Singer
O filme é indiscutivelmente o melhor envolvendo o grupo de mutantes da Marvel Comics. Com uma ótima dose de coragem logo no início, esse filme tem camadas envolvendo um relacionamento amoroso, mas em momento algum perde o foco narrativo. Com cenas de ação muito boas (Como se esquecer da primeira cena do Mercúrio da Fox nos cinemas?) e um roteiro bem estruturado com todo o Universo cinematográfico dos X-men, esse é o nosso décimo lugar da lista.
9 – WATCHMEN (2009)
Diretor: Zack Snyder
Muito provavelmente temos aqui a melhor direção de Zack Snyder, o diretor que futuramente iria dirigir outros filmes de super-herói, (Homem de Aço e Batman VS. Superman) tem em Watchmen uma ótima ambientação, ele sabe usar a censura um pouco mais alta para que as cenas de ação, nudez e violência sejam importante para a história que o filme quer contar. Aliás, uma história com muitas reflexões morais e conflitos existencialistas, tudo muito bem feito e organizado, conjuntamente a ambientação temporal em que o filme se passa. O filme também conta com personagens muito bons e atores em trabalhos inspirados.
8 – DEADPOOL (2016) 
Diretor: Tim Miller
Junte os elementos a seguir: um “gênero” cinematográfico já estabelecido, e então adicione muita coragem e temos Deadpool. O ator Ryan Reynolds se apresenta aqui como se de fato fosse o Deadpool, a afinidade de roteiro, atuação e personagem é tão grande que é essa a sensação que temos. O filme traz um humor completamente subversivo ao até então apresentado no gênero, usando de muitos artifícios para tal objetivo, até mesmo a quebra da quarta parede. O pouco orçamento do filme, comparado aos seus concorrentes deixa essa obra cinematográfica ainda mais interessante, já que até isso é levado em consideração no roteiro. Há um entendimento total, de direção, atores e roteiro sobre qual material eles estavam trabalhando.
7 – KICK-ASS (2010) 
Diretor: Matthew Vaughn
A melhor descrição que eu já vi alguém fazer sobre Kick-Ass se resume em apenas três palavras: Debochado, violento e divertido. O enredo do filme em si parece algo completamente sem pé, nem cabeça, como assim um adolescente esquisito (Kick-Ass) que escolheu ser herói, uma menina de 11 anos que comete assassinatos (Hit Girl) ao lado do seu pai (Big Daddy), também assassino, pode dar certo? Não é que deu? O filme é ácido nos seu humor e principalmente em seus diálogos. São muitas paródias sobre heróis tradicionais como Batman e Homem-Aranha, além de contar com inúmeras referências sobre a cultura pop. O roteiro completamente descompromissado com algo a mais do que apenas divertir, fazem desse filme uma ótima comédia de super-herói e digno do sétimo lugar da lista.
6 – CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL (2016) 
Diretor: Anthony Russo e Joe Russo
Esse filme paradoxalmente é muito engraçado, talvez o mais engraçado do Universo Cinematográfico da Marvel, porém é o marco do amadurecimento das produções do estúdio para o cinema. O longa une na mesma história Capitão América (dono do filme), Homem de Ferro e Homem-Aranha, talvez hoje os principais heróis da editora estadunidense, portanto falamos de um filme de altíssima responsabilidade. E que cumpre seu papel, a idéia de por vários heróis lutando entre si é atrativa desde os primórdios das HQ’s, e esse filme executa como brilhantismo tal façanha, mesmo que tenhamos que ignorar lógicas físicas para assimilar o roteiro. As apresentações de novos personagens soam naturais e roubam a cena, o humor muito afiado, a ação muito bem coreografada e a cumplicidade entre os heróis fazem muitos chamarem Guerra Civil de “Vingadores 2.5”, o que não é verdade absoluta, já que a trama circula em torno do dono da festa, o Capitão América.
5 – HOMEM ARANHA 2 (2004)
Diretor: Sam Raimi
Para muitos fãs do cabeça de teia esse é o melhor filme de todos os tempos, sobre o herói aracnídeo (pelo menos por enquanto, em 2017 estréia Spider-Man:Homecoming). Primeiro por que conta, para mim, com um ótimo vilão, que demonstra certa loucura e uma motivação avassaladora que não o fará parar, também o fato de herói e vilão terem basicamente o mesmo nível de força, deixando as cenas de ação mais palatáveis aos expectadores. O humor é outra tática utilizada pelo seu diretor, ele flutua entre as tensas cenas de ação, não sendo pausas obrigatórias para uma piadinha, mas funciona naturalmente quase que organicamente. Em uma época onde não havia tantos outros filmes de super-heróis, Homem-Aranha 2 preparou o terreno para futuras produção do gênero, portanto vale o quinto lugar.
4 – CAPITÃO AMÉRICA: SOLDADO INVERNAL (2014)
Diretor: Anthony Russo e Joe Russo
O Soldado Invernal é o primeiro filme solo do UCM (Universo Cinematográfico da Marvel) em que temos a real noção de que estamos tratando de um universo compartilhado, mais complexo e conectado do que em Homem de Ferro por exemplo. Somos apresentados a inúmeros personagens nesse filme, todos ligados ao passado da SHIELD, mas não nos sentimos perdidos na narrativa e no desenvolvimento da história. Os irmãos Russo nos trazem uma ação policial, são muitas perseguições, tiroteios e cenas de luta, que, aliás, são otimamente feitas e produzidas. O ritmo do filme nos deixa sem fôlego, o carisma dos protagonistas e a profundidade dos acontecimentos e suas possíveis conseqüências dão o tom certo ao nosso quarto colocado da lista.
3 – OS VINGADORES (2012) 
Diretor: Joss Whedon
Temos em “The Avengers” a melhor e mais completa interação de heróis que o cinema já viu. O filme pode basicamente se resumir ao recrutamento dos heróis, a união deles, a aparição de uma grande ameaça, a união deles, ao combate a essa ameaça e ai essa ameaça por algum fator qualquer multiplica a sua potencialidade de destruição. Enredo esse que pode ser retirado de um episódio qualquer de Power Rangers, a diferença aqui é que todos os heróis já haviam sido apresentados ao público em seus filmes solos, então há pouco tempo gasto em apresentações, o filme migra de sua introdução para a ação com muita fluidez. Além disso, o filme mescla muito bem ação e humor, marca registrada da Marvel nos cinemas. A batalha final, ambientada em Nova Iorque fecha com chave de ouro a grandeza que esse filme tem para a Marvel.
2 – GUARDIÕES DA GALÁXIA (2014)
Diretor: James Gunn
Já estávamos acostumados a equipes de heróis no cinema, porém Guardiões da Galáxia subverte qualquer lógica antes apresentada no cinema. É a união de um humano, dois seres de outros planetas, uma árvore e um guaxinim. A reação mais óbvia seria a rejeição do público, mas o carisma dos personagens, a forma de como a “fórmula Marvel” é elevado a sua máxima potência, é sensacional, temos o melhor humor apresentado em filmes de super-heróis, é a mistura de um filme de ação, de comédia com elementos de romance e filme de assalto. Os efeitos especiais magníficos dão o tom de realidade que poderia faltar na produção. Temos também uma trilha sonora não só muito boa, mas que é parte atuante da história do nosso protagonista, são muitos sucessos dos Anos 80. Enfim, nada até agora foi igual ao que Guardiões da Galáxia nos apresentou, por isso a vice colocação no TOP 10.
1 – BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS (2008)
Diretor: Christopher Nolan
Uma das maiores afirmações que eu faço quando me perguntam sobre esse filme, é que nele temos o melhor vilão de todos os tempos. Em minha opinião não o melhor vilão de filme de super-heróis, mas o melhor vilão da história do cinema. Cavaleiro das trevas conta com o Coringa como vilão, somos presenteados com uma atuação irretocável de Heath Ledger, que lhe gerou o Oscar póstumo, já que o ator faleceu aos 28 anos de idade, antes mesmo da cerimônia de premiação. A direção afiada e precisa de Nolan, o uso de efeitos práticos e a realização de muitas cenas em que limite entre o comum e o chocante era muito tênue, além também de um roteiro em que exaltava as qualidades de todos os personagens e faziam com que suas interações fossem memoráveis. O fato do filme não parecer um filme de super-herói também eleva consideravelmente sua qualidade e o seu alcance de público, há questões abordadas que vão muito além de combate ao crime. Por essas inúmeras qualidades que considero “The Dark Knight” o campeão da nossa lista.
E ai? Gostaram? Deixem nos comentários as suas listas, concordam ou discordam? Lembre-se o intuito aqui é se divertir e debater sobre cinema, nada de guerrinhas ou picuinhas.