Connect with us

Uncategorized

Qual a importância da mulher no cenário político?

Published

on

É possivel  imaginar que até o início do século XX, o voto, na quase totalidade dos países, era um direito exclusivo dos homens – especialmente de homens ricos? Apenas entre 1890 e 1994, as mulheres da maioria dos Estados adquiriram o direito de votar e se candidatar a um cargo público. Ainda assim, tempo e espaço são duas varáveis que diferem muito quando tratamos dessa conquista: o que em 1906 foi uma grande vitória para as finlandesas aconteceu na África doSul somente em 1993 e na Arábia Saudita em 2011.

E aqui no Brasil, nós mulheres nunca desistimos de batalhar por nossos direitos e pleitear nosso espaço na construção da cidadania. O direito de votar, de escolher nossos representantes, apenas nos foi concedido em 1932, o voto foi permitido às mulheres casadas, somente com autorização do marido, e às mulheres viúvas e solteiras, mediante comprovação de renda. Já em 1946, a obrigação do voto foi estendida à ambos sexos. O Estado do Rio Grande do Norte, foi o primeiro Estado brasileiro, a conceder o direito de votar às mulheres. Tivemos a primeira prefeita da América Latina, em Lages do Cabugi, por nome de Alzira Soriano. Tivemos a primeira eleitora do Brasil, em Mossoró, por nome de Celina Guimarães.

Segundo o IBGE, de um total de 192 países, o Brasil ocupa a 152ª posição no ranking de representatividade feminina na Câmara dos Deputados, ficando atrás de países como Senegal, Etiópia e Equador.  Por aqui, as mulheres compõem apenas 10,5% do conjunto de deputados federais. A pesquisa revela o quão distante o país está do cenário ideal em que o número de mulheres parlamentares será proporcional ao número de mulheres na população.

O poder sobre as decisões públicas, que deveria ser amplo e irrestrito, representativo e proporcional a toda a população, ainda é marcado por gênero, raça e classe, o que abala a representatividade das instituições políticas e resulta em pouca sensibilidade no mundo político diante desses tópicos.

Levando em consideração uma sociedade como a nossa, construída sob a égide do machismo, do patriarcalismo, na qual o homem sempre ocupou o espaço público e a mulher, o privado. Temos que vibrar com o crescimento da participação, mesmo que ainda tímida, e da presença cada vez maior de candidatas, que se faz fundamental para o fortalecimento da democracia. Afinal, a representatividade feminina é extremamente necessária quando pensamos nas lutas pelos direitos das mulheres em um contexto no qual, como se sabe, ainda há muito preconceito, exclusão e violência.

Ao apontarmos que dentre os eleitores no Brasil as mulheres são maioria (pouco mais de 51,7% do total, segundo o governo federal), certamente este é um aspecto explorado pelos candidatos (ou candidatas) na tentativa de arregimentar esse voto feminino. Mais do que isso, é um indício de que há a necessidade de atenção para essa parcela considerável da população, ainda mais em se tratando de uma sociedade que busca se fortalecer enquanto democracia. Esta, por usa vez, já há algum tempo vem se consolidando, e uma participação maior das mulheres vai ao encontro disso.

Na década de 70 do século passado, as mulheres representavam 35% do eleitorado, ultrapassando a marca dos 50% no ano de 2006, quebrando a hegemonia do eleitorado. E a questão agora é: esse aumento na participação do voto pelas mulheres é a confirmação de que nós estamos conquistando nosso merecido espaço?  Podemos dizer que sim, embora os desafios encontrados pelas mulheres tanto na política quanto na sociedade de modo geral (e um bom exemplo são as dificuldades no mercado de trabalho) ainda são consideráveis. No entanto, é preciso considerar que, por conta das chamadas cotas, fruto de políticas afirmativas para ampliar a participação feminina, os partidos são obrigados a reservar uma participação de, no mínimo, 30% para cada sexo. Isso nos resguarda o direito de representatividade política e o exercício de nossos direitos e deveres enquanto cidadãs.

No entanto, as diferenças comportamentais entre homens e mulheres no exercício de funções estratégicas, hierarquias corporativas e cargos políticos trata-se de algo bastante relativo, pois na verdade um bom governante é aquele que tem compromisso com a democracia, honestidade, integridade, ética e com a coletividade, independente de qual seja o sexo, homem ou mulher, desde que nos represente e faça valer os direitos do cidadão (homem e mulher) com ética e seriedade.

Acompanhe o trabalho de Aline Salvi Coach:

Instagram: @alinesalvicoach
Facebook: Aline Salvi Coach 
Youtube: Aline Salvi Coach

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uncategorized

Belo agita o Tropical Butantã na próxima sexta feira dia 22/2

Published

on

No próximo dia 22 de fevereiro, o Tropical Butantã vai animar a noite dos paulistanos com uma festa pra lá de especial, o projeto Sexta Top. Quem comanda a festa é ninguém menos que o cantor Belo, com o melhor do samba e pagode e seus clássicos de carreira.

O artista faz o show de seu disco mais recente “De alma aberta”, e também não deixa de cantar os seus sucessos mais antigos. No repertório do show, Belo lembra as canções do tempo em que era vocalista do grupo Soweto, nos anos 1990, dentre elas “Antes de Dizer Adeus”, “Farol das Estrelas” e “Não Foi à Toa”.

O show faz parte dos investimentos dos empresários Fernando e Jairo da FJ Produções, que pretendem investir em mais shows na capital paulista, trazendo toda experiência de sucesso em eventos realizados no sul do País.

Além do pagode de Belo, a noite tem na programação shows de Daniel Gratto, Camila Benedicto e Mc Dudu .

Com abertura da casa programada para 22h, Belo e convidados prometem agitar noite a dentro.

Serviço: 

Show cantor Belo 

Tropical Butantã
Av. Valdemar Ferreira, 93 Butantã – São Paulo – SP
Show com Belo, Daniel Gratto, Camila Benedicto e Mc Dudu

Abertura da Casa: 22h
Aceita-se cartões de débito, crédito.

Preços : Pista Feminino – 1 lote – A partir de R$ 20,00 (Vinte Reais)
Pista Masculino – 1 lote – A partir de R$ 30,00 (Trinta Reais)

Vendas pelo site Ticket Brasil: www.ticketbrasil.com.br e no local do show

Continue Reading

Uncategorized

Musa Fitness e Digital Influencer Tati Lobão é a nova sensação da Web

Published

on

Muito se engana quem pensa que Tatiana Quintas Lobão, é apenas mais um rostinho lindo em um corpão sarado, a bela é também do tipo de pessoa que podemos chamar de polivalente. Entre as tarefas que executa, estão as atividades de digital influencer, apresentadora, locutora, administradora, youtuber e musa fitness, que por sinal possui milhares de seguidores no Brasil e em todo o mundo.

Residente atualmente em São Luís do Maranhão onde a família mantém uma forte tradição política, Tati é neta do ex governador do estado e senador da República Edison Lobão e filha do Lobão Filho, um empresário atuante em diversos segmentos e também ex senador da república. Entre suas empresas, é proprietário do Sistema Difusora de Televisão, filiado ao SBT.

Desde a infância é carinhosamente chamada por Tati, é apresentadora do Programa Algo Mais, há exatos dezoito anos no ar, onde apresenta um dos quadros de maior sucesso e audiência da televisão maranhense, o ‘FitbyTati’ e também comanda um programa diário na Rádio Nova FM, onde se encontrou como locutora e produtora.

Porém onde Tati vem chamando cada vez mais atenção é como influencer digital, que com o seu carisma e espontaneidade, tem atraído a cada dia que passa um maior numero de seguidores e aliados, que faz dela um ícone fitness em todo o Brasil, os quais acompanham seus looks e dicas que ela adora dividir com todos. Aproveitando disso, montou recentemente seu próprio empreendimento do ramo fitness onde se firmou como uma empresária pioneira no Maranhão com um conceito único é próprio.

Amiga de inúmeras celebridades brasileiras, dentre elas Juju Salimeni, Wesley Safadão, Léo Santana, Xand Avião e Ivete Sangalo, Tati mantém uma agenda atribulada de viagens, eventos, e ainda assim consegue conciliar com sucesso a vida pessoal com a profissional.

Com formação em 4 escolas de inglês, morou na Suíça onde se formou em francês pela escola Suíça Brillamont e possui em seu currículo inúmeros cursos em sua área de graduação.

“Vencer desafios é o combustível dos fortes”, com esta frase Tati se resume.

Crédito das Fotos: Vinicius Moreira / RZ Assessoria

Continue Reading

Uncategorized

Rian Nogueira posa nas belezas paradisíacas de Punta Cana

Published

on

O Paulistano Rian Nogueira, largou a profissão de engenharia civil para seguir carreira como modelo e digital influencer, e conseguiu nos surpreendeu novamente em seu mais recente ensaio fotográfico.

Cheio de estilo, moreno, alto e saradão, aos 25 anos e dono de um corpo com 1,86m de altura e pura beleza, com 90 kg de massa magra bem distribuídas, Rian faz um tremendo sucesso no Instagram, fato constatado pela presença de seus mais de 1 milhão e trezentos mil seguidores!

O bonitão possui parceria com as lojas The Club e Mantoan, é muito simpático, educado e bem humorado, além de seu jeito moleque que contrasta com uma grande sensualidade.

Rian protagonizou um editorial de moda verão com os clicks realizado pelo fotógrafo Sergio Henrique, tendo como cenário simplesmente um dos lugares mais encantador do Caribe, como as belezas do Scape Park, situado em Punta Cana na República Dominicana.

Com águas cristalinas e um cenário paradisíaco, Rian foi fotografado em poses que destacou ainda mais sua barriga sarada e os braços definidos, além do sorriso altamente conquistador, em clicks românticos ao lado da namorada Sabrina Mendes.

“A melhor fórmula para o sucesso é acreditar em si mesmo. Seja feliz consigo mesmo que tudo dará certo!”, afirma o modelo.

Ao compartilhar algumas das fotos em suas redes sociais, levou o público ao delírio com a beleza captada nos registros.

Para acompanhar mais fotos da viagem e também dos trabalhos e as postagens realizada no dia a dia da vida do bonitão, basta segui-lo no Instagram @Riannogueira23

Crédito das Fotos: Sergio Henrique / Renato Cipriano – Divulgação

Continue Reading

Trending