Connect with us

Uncategorized

Qual a importância da mulher no cenário político?

Published

on

É possivel  imaginar que até o início do século XX, o voto, na quase totalidade dos países, era um direito exclusivo dos homens – especialmente de homens ricos? Apenas entre 1890 e 1994, as mulheres da maioria dos Estados adquiriram o direito de votar e se candidatar a um cargo público. Ainda assim, tempo e espaço são duas varáveis que diferem muito quando tratamos dessa conquista: o que em 1906 foi uma grande vitória para as finlandesas aconteceu na África doSul somente em 1993 e na Arábia Saudita em 2011.

E aqui no Brasil, nós mulheres nunca desistimos de batalhar por nossos direitos e pleitear nosso espaço na construção da cidadania. O direito de votar, de escolher nossos representantes, apenas nos foi concedido em 1932, o voto foi permitido às mulheres casadas, somente com autorização do marido, e às mulheres viúvas e solteiras, mediante comprovação de renda. Já em 1946, a obrigação do voto foi estendida à ambos sexos. O Estado do Rio Grande do Norte, foi o primeiro Estado brasileiro, a conceder o direito de votar às mulheres. Tivemos a primeira prefeita da América Latina, em Lages do Cabugi, por nome de Alzira Soriano. Tivemos a primeira eleitora do Brasil, em Mossoró, por nome de Celina Guimarães.

Segundo o IBGE, de um total de 192 países, o Brasil ocupa a 152ª posição no ranking de representatividade feminina na Câmara dos Deputados, ficando atrás de países como Senegal, Etiópia e Equador.  Por aqui, as mulheres compõem apenas 10,5% do conjunto de deputados federais. A pesquisa revela o quão distante o país está do cenário ideal em que o número de mulheres parlamentares será proporcional ao número de mulheres na população.

O poder sobre as decisões públicas, que deveria ser amplo e irrestrito, representativo e proporcional a toda a população, ainda é marcado por gênero, raça e classe, o que abala a representatividade das instituições políticas e resulta em pouca sensibilidade no mundo político diante desses tópicos.

Levando em consideração uma sociedade como a nossa, construída sob a égide do machismo, do patriarcalismo, na qual o homem sempre ocupou o espaço público e a mulher, o privado. Temos que vibrar com o crescimento da participação, mesmo que ainda tímida, e da presença cada vez maior de candidatas, que se faz fundamental para o fortalecimento da democracia. Afinal, a representatividade feminina é extremamente necessária quando pensamos nas lutas pelos direitos das mulheres em um contexto no qual, como se sabe, ainda há muito preconceito, exclusão e violência.

Ao apontarmos que dentre os eleitores no Brasil as mulheres são maioria (pouco mais de 51,7% do total, segundo o governo federal), certamente este é um aspecto explorado pelos candidatos (ou candidatas) na tentativa de arregimentar esse voto feminino. Mais do que isso, é um indício de que há a necessidade de atenção para essa parcela considerável da população, ainda mais em se tratando de uma sociedade que busca se fortalecer enquanto democracia. Esta, por usa vez, já há algum tempo vem se consolidando, e uma participação maior das mulheres vai ao encontro disso.

Na década de 70 do século passado, as mulheres representavam 35% do eleitorado, ultrapassando a marca dos 50% no ano de 2006, quebrando a hegemonia do eleitorado. E a questão agora é: esse aumento na participação do voto pelas mulheres é a confirmação de que nós estamos conquistando nosso merecido espaço?  Podemos dizer que sim, embora os desafios encontrados pelas mulheres tanto na política quanto na sociedade de modo geral (e um bom exemplo são as dificuldades no mercado de trabalho) ainda são consideráveis. No entanto, é preciso considerar que, por conta das chamadas cotas, fruto de políticas afirmativas para ampliar a participação feminina, os partidos são obrigados a reservar uma participação de, no mínimo, 30% para cada sexo. Isso nos resguarda o direito de representatividade política e o exercício de nossos direitos e deveres enquanto cidadãs.

No entanto, as diferenças comportamentais entre homens e mulheres no exercício de funções estratégicas, hierarquias corporativas e cargos políticos trata-se de algo bastante relativo, pois na verdade um bom governante é aquele que tem compromisso com a democracia, honestidade, integridade, ética e com a coletividade, independente de qual seja o sexo, homem ou mulher, desde que nos represente e faça valer os direitos do cidadão (homem e mulher) com ética e seriedade.

Acompanhe o trabalho de Aline Salvi Coach:

Instagram: @alinesalvicoach
Facebook: Aline Salvi Coach 
Youtube: Aline Salvi Coach

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uncategorized

Fã homenageia cantor sertanejo Maycon Almeida com tatuagem e revela o motivo

Published

on

Uma verdadeira prova de amor ou, pelo menos, a admiração pelo trabalho do cantor Maycon Almeida. Há cerca de 1 ano e meio, o Supervisor Comercial Jefferson Arêas, de 34 anos, resolveu fazer uma homenagem após assistir uma apresentação do cantor num bar carioca.

“Foi amor a primeira vista! Lembro, como se fosse ontem, durante o intervalo de uma apresentação, quando falei que ele é meu cantor preferido, pelo talento e simplicidade. Maycon me agradeceu, me deu um abraço bem forte e, desde então, sempre que posso frequento seus shows e até levo chocolates de presente”,  comenta Jefferson.

Crédito da Foto: Divulgação

Crédito da Foto: Divulgação

Além da tatuagem, que leva o nome do cantor, Jefferson tem outras 18 espalhadas pelo corpo e todas com significados distintos.

Já o cantor homenageado ficou atônito ao saber da situação, ao receber a foto da nova tatuagem, pelo direct do Instagram. “Fiquei muito surpreso ao receber a foto e confesso que foi a maior prova de carinho que um fã poderia me dar! Espero poder desfrutar desta amizade por muitos anos”, ressaltou o cantor Maycon Almeida para a nossa produção.

Jefferson Arêas - Crédito da Foto: Divulgação

Jefferson Arêas – Crédito da Foto: Divulgação

Continue Reading

Coberturas

Empresária Lays Reze inaugura no Morumbi Shopping a loja ‘Empório by Festas’

Published

on

Formada em Administração de Empresas, a empresária Lays Reze sempre foi apaixonada pelo período do Natal, e foi onde resolveu fundar o ‘Empório do Papai Noel’.

Trata-se de uma loja especializada em produtos de decoração natalina, situada em Shopping Center, a qual fica aberta à disposição do público todos os anos do período correspondente ao mês de Setembro até Dezembro.

O sucesso das lojas era tão grande, que Lays vivia recebendo pedidos dos clientes para que pudesse abrir também uma loja durante o ano inteiro, onde vendesse artigos de festas.

Lays Reze, Tânia Oliveira e equipe da Loja Empório by Festas - Foto: Divulgação

Lays Reze, Tânia Oliveira e equipe da Loja Empório by Festas – Foto: Divulgação

Lays, que ama esta parte de decoração, foi estudar e aprofundar no ramo de festas e percebeu que realmente não tinha nada de festas que funcionasse dentro de um shopping, onde ficasse aberta de domingo à domingo e foi assim que o grupo Empório do Papai Noel investiu no mercado de festas e optou em inaugurar sua primeira loja em São Paulo, no Morumbi Shopping.

E com grande estilo, no último domingo, 31 de julho, Lays Reze inaugurou o ‘Empório by Festas’. Trata-se de uma loja com artigos de festas, arranjos, buquês etc, onde as vendas poderão ser realizadas tanto de forma presencial como também através do site.

Tânia Oliveira prestigia inauguração da Loja Empório by Festas - Foto: Divulgação

Tânia Oliveira prestigia inauguração da Loja Empório by Festas – Foto: Divulgação

E para desejar boa sorte, Lays e o seu time puderam receber amigos e convidados vips, que fizeram questão de prestigiá-las, e inclusive entre os convidados estava Tânia Oliveira, ex Panicat e atual apresentadora do Programa São Paulo da Sorte, exibido ao vivo na manhã de todos os domingos na RedeTv!.

Para quem desejar ver mais detalhes da loja, basta acessar as redes sociais abaixo:

Instagram: @emporiobyfestas
Site: www.emporiobyfestas.com.br

Lays Reze, Tânia Oliveira e equipe da Loja Empório by Festas - Foto: Divulgação

Lays Reze, Tânia Oliveira e equipe da Loja Empório by Festas – Foto: Divulgação

Tânia Oliveira e o 'namorido' Thiago Serra prestigiam inauguração da Loja Empório by Festas - Foto: Divulgação

Tânia Oliveira e o ‘namorido’ Thiago Serra prestigiam inauguração da Loja Empório by Festas – Foto: Divulgação

Sugestão de Presente da Loja Empório by Festas - Foto: Divulgação

Sugestão de Presente da Loja Empório by Festas – Foto: Divulgação

Loja Empório by Festas – Foto: Divulgação

Loja Empório by Festas - Foto: Divulgação

Loja Empório by Festas – Foto: Divulgação

Loja Empório by Festas – Foto: Divulgação

 

Continue Reading

Famosos

Felipe Prior e empresário Thiago Marques, ministram palestra na maior feira de piscina da américa Latina

Published

on

A cidade de São Paulo está sediando durante o período de 02 à 05 de agosto, no pavilhão amarelo do Expo Center Norte, situado na zona norte da capital, a 23ª edição da Feira internacional de Piscinas, Spas, Lazer e Wellness. A Expolazer é considerada a maior feira de piscinas da américa Latina.

Durante o evento, na tarde desta última quarta-feira (03), o empresário Thiago Marques Mucciolo, ministrou uma palestra sobre as atuais novidades e os avanços tecnológicos do mundo das piscinas, e para a ocasião ele convidou para a palestra o arquiteto e ex BBB Felipe Prior.

Durante o período de uma hora a dupla deram várias dicas, tiraram dúvidas dos presente na plateia e mostraram técnicas para montagem e conservação das piscinas.

Empresário Thiago Marques Mucciolo - Crédito das Fotos: Thiago Duran / Divulgação

Empresário Thiago Marques Mucciolo – Crédito das Fotos: Thiago Duran / Divulgação

Thiago e Felipe Prior estão em uma super parceria, pois Thiago foi o responsável pelo projeto das piscinas das casas do Prior, o participante da 20ª edição do Big Brother Brasil, exibido na Rede Globo.

Além de ser o gestor da Marol Piscinas, Thiago Marques Mucciolo também é Youtuber e palestrante. O empresário é o queridinho de vários famosos, como  o casal Kaka Diniz e a cantora Simone, Juju Salimeni, a dupla sertaneja Marcos e Bellutti, Bela Fernandes, os ex jogadores de futebol Zé Elias e Chicão, entre outros.

Vale lembrar que o empresário foi responsável pelo projeto da primeira piscina dentro do camarote zero onze em pleno Carnaval Paulista no Sambódromo do Anhembi e também juntamente com o empresário Leo Rizzo, foi projetada e instalada a piscina no Camarote FielZone – Espaço VIP no Arena Corinthians na Neo Química Arena.

Seu canal no YouTube é um sucesso e sua página nas redes sociais encontram diversos depoimentos dos famosos que estão super satisfeitos com o excelente trabalho realizado por Thiago.

Crédito das Fotos: Thiago Duran / Divulgação

Empresário Thiago Marques Mucciolo - Crédito das Fotos: Thiago Duran / Divulgação

Empresário Thiago Marques Mucciolo – Crédito das Fotos: Thiago Duran / Divulgação

Empresário Thiago Marques Mucciolo e Ex BBB Felipe Prior - Crédito das Fotos: Thiago Duran / Divulgação

Empresário Thiago Marques Mucciolo e Ex BBB Felipe Prior – Crédito das Fotos: Thiago Duran / Divulgação

Empresário Thiago Marques Mucciolo - Crédito das Fotos: Thiago Duran / Divulgação

Empresário Thiago Marques Mucciolo – Crédito das Fotos: Thiago Duran / Divulgação

Expolazer 2022 - Crédito das Fotos: Thiago Duran / Divulgação

Expolazer 2022 – Crédito das Fotos: Thiago Duran / Divulgação

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Geração Z. Theme by Mega Group. powered by Rafael Nascimento.

Close Bitnami banner
Bitnami