Connect with us

Uncategorized

Qual a importância da mulher no cenário político?

Published

on

É possivel  imaginar que até o início do século XX, o voto, na quase totalidade dos países, era um direito exclusivo dos homens – especialmente de homens ricos? Apenas entre 1890 e 1994, as mulheres da maioria dos Estados adquiriram o direito de votar e se candidatar a um cargo público. Ainda assim, tempo e espaço são duas varáveis que diferem muito quando tratamos dessa conquista: o que em 1906 foi uma grande vitória para as finlandesas aconteceu na África doSul somente em 1993 e na Arábia Saudita em 2011.

E aqui no Brasil, nós mulheres nunca desistimos de batalhar por nossos direitos e pleitear nosso espaço na construção da cidadania. O direito de votar, de escolher nossos representantes, apenas nos foi concedido em 1932, o voto foi permitido às mulheres casadas, somente com autorização do marido, e às mulheres viúvas e solteiras, mediante comprovação de renda. Já em 1946, a obrigação do voto foi estendida à ambos sexos. O Estado do Rio Grande do Norte, foi o primeiro Estado brasileiro, a conceder o direito de votar às mulheres. Tivemos a primeira prefeita da América Latina, em Lages do Cabugi, por nome de Alzira Soriano. Tivemos a primeira eleitora do Brasil, em Mossoró, por nome de Celina Guimarães.

Segundo o IBGE, de um total de 192 países, o Brasil ocupa a 152ª posição no ranking de representatividade feminina na Câmara dos Deputados, ficando atrás de países como Senegal, Etiópia e Equador.  Por aqui, as mulheres compõem apenas 10,5% do conjunto de deputados federais. A pesquisa revela o quão distante o país está do cenário ideal em que o número de mulheres parlamentares será proporcional ao número de mulheres na população.

O poder sobre as decisões públicas, que deveria ser amplo e irrestrito, representativo e proporcional a toda a população, ainda é marcado por gênero, raça e classe, o que abala a representatividade das instituições políticas e resulta em pouca sensibilidade no mundo político diante desses tópicos.

Levando em consideração uma sociedade como a nossa, construída sob a égide do machismo, do patriarcalismo, na qual o homem sempre ocupou o espaço público e a mulher, o privado. Temos que vibrar com o crescimento da participação, mesmo que ainda tímida, e da presença cada vez maior de candidatas, que se faz fundamental para o fortalecimento da democracia. Afinal, a representatividade feminina é extremamente necessária quando pensamos nas lutas pelos direitos das mulheres em um contexto no qual, como se sabe, ainda há muito preconceito, exclusão e violência.

Ao apontarmos que dentre os eleitores no Brasil as mulheres são maioria (pouco mais de 51,7% do total, segundo o governo federal), certamente este é um aspecto explorado pelos candidatos (ou candidatas) na tentativa de arregimentar esse voto feminino. Mais do que isso, é um indício de que há a necessidade de atenção para essa parcela considerável da população, ainda mais em se tratando de uma sociedade que busca se fortalecer enquanto democracia. Esta, por usa vez, já há algum tempo vem se consolidando, e uma participação maior das mulheres vai ao encontro disso.

Na década de 70 do século passado, as mulheres representavam 35% do eleitorado, ultrapassando a marca dos 50% no ano de 2006, quebrando a hegemonia do eleitorado. E a questão agora é: esse aumento na participação do voto pelas mulheres é a confirmação de que nós estamos conquistando nosso merecido espaço?  Podemos dizer que sim, embora os desafios encontrados pelas mulheres tanto na política quanto na sociedade de modo geral (e um bom exemplo são as dificuldades no mercado de trabalho) ainda são consideráveis. No entanto, é preciso considerar que, por conta das chamadas cotas, fruto de políticas afirmativas para ampliar a participação feminina, os partidos são obrigados a reservar uma participação de, no mínimo, 30% para cada sexo. Isso nos resguarda o direito de representatividade política e o exercício de nossos direitos e deveres enquanto cidadãs.

No entanto, as diferenças comportamentais entre homens e mulheres no exercício de funções estratégicas, hierarquias corporativas e cargos políticos trata-se de algo bastante relativo, pois na verdade um bom governante é aquele que tem compromisso com a democracia, honestidade, integridade, ética e com a coletividade, independente de qual seja o sexo, homem ou mulher, desde que nos represente e faça valer os direitos do cidadão (homem e mulher) com ética e seriedade.

Acompanhe o trabalho de Aline Salvi Coach:

Instagram: @alinesalvicoach
Facebook: Aline Salvi Coach 
Youtube: Aline Salvi Coach

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uncategorized

Luka e Marinara Costa participarão do novo canal de Leandro Cunha

Published

on

Está chegando! Leandro Cunha anunciou recentemente a criação de seu novo canal no YouTube, o “Sala Escura” e a atriz Marinara Costa junto com a cantora Luka serão suas primeiras convidadas. Elas poderão relatar a vivência que tiveram com Leandro como coach emocional.

O canal irá ao ar no mês de julho.

Foto: Divulgação

Continue Reading

Uncategorized

Clube da Picanha Trend é inaugurado no Mooca Plaza Shopping em São Paulo

Published

on

Foi inaugurado no Mooca Plaza Shopping em São Paulo o Quiosque do Clube da Picanha Trend que vem com um conceito diferente onde o produto é comprado dentro de uma caixa de presente, dando assim uma apresentação melhor a paixão nacional que é o churrasco e também inovadora por estar dentro de um shopping center.

No quiosque pode ser comprado as melhores picanhas do mundo e também vários cortes de carnes nobres, além de cutelaria e também temperos especiais para cozinha e churrasco.

Os empresários responsáveis pelo empreendimento, Kleber Corvino Gabriolli e Michel Cruz, fizeram este investimento após analisarem o mercado de carnes na Mooca, onde constataram uma carência de produtos com qualidade diferenciada como os produtos oferecidos pela Clube da Picanha Trend. Ou seja, Kleber e Michel, além de primarem pelo o que obrigatório (excelente qualidade e procedência confiável) investem no conceito de “atendimento e apresentação diferenciada”, tudo, para suprir as necessidades consumidores, amantes da carne.

O Quiosque Clube da Picanha Trend fica aberto todos os dias das 10 horas às 22 horas no Mooca Plaza Shoppinh localizado na Rua Capitão Pacheco Chaves, 313, no Piso 2.

Siga o Clube da Picanha Trend no Instagram e confira as promoções: instagram.com/clubedapicanhamooca

Continue Reading

Uncategorized

Empreendedores Brasileiros ganham projeção internacional e conquistam espaço no exterior

Published

on

Segundo José Rodrigo Camunha, brasileiro que mora nos EUA os projetos especiais e modulares são os mais solicitados

O universo do entretenimento é um dos mais fomentados em todo o mundo e as relações internacionais são frequentes no que se refere a “mão de obra” especializada. No Brasil, a cada ano o número de empresas que se especializam em novos negócios aumentam em média 12%. Foi o que aconteceu com o empresário brasileiro José Rodrigo Camunha que atua na área de eventos desde 2000 e atualmente reside nos EUA.

Evento realizado por Jose Rodrigo Camunha 

José Rodrigo Camunha iniciou sua carreira no segmento de eventos na cidade de São Paulo e logo se deparou duas grandes dificuldades: logística para levar e montar todo material do evento; e design das estruturas. Especializado em móveis sob medida, com desenhos diferenciados, José Rodrigo Camunha tornou-se referência em móveis para eventos e cenografia.

Após alguns anos de muito estudo, testes de campo e dedicação, o empresário brasileiro conseguiu desenvolver seu primeiro projeto de ‘Bar modular’. Sua ideia consistia em tornar mais fácil, prática e barata a logística das estruturas de bares. “O crescimento dos pedidos fez com que eu me debruçasse nos projetos e achasse uma alternativa mais acessível para os meus clientes, insisti e consegui”, explica o empresário.

Modelo de bar desenvolvido por Jose Rodrigo Camunha

A ideia deu tão certo, que a demanda pelos seus bares modulares explodiu e José Rodrigo Camunha conquistou e se tornou fornecedor oficial de todas as grandes agências de eventos, dentre elas a Team Eventos, Barones Free Style, Art Coquetel,, Fashion Bartender, Showtime Drinks , Oversound, AS Eventos, Help Bar, Coringas Produções, Cocktelaria Eventos, Ezotik Drinks, Picollo Eventos, Show de bares, Circuito Bar, Hitset Eventos e outros.  Estando assim presente nos principais eventos e festas das grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, dentre outras.

Festa da Revista Playboy

Com o sucesso do trabalho caminhando a passos largos, José Rodrigo Camunha deu a entrada na sua patente e teve sucesso nisso também. O design e modelos foram se aprimorando a cada evento e atualmente os “Bares Modulares” já contam com revestimento 3D, o que dá um efeito de personalização para cada evento.

Todos os projetos são desenvolvidos com materiais sustentáveis e ecológicos, já que sustentabilidade e preservação são um dos pílares de base na carreira do jovem empresário. Sua patente atualmente já foi submetida a nível mundial para conseguir seguir no seu projeto fora do Brasil.

Em 2014, o empresário migrou para os EUA com o intuito de estudar o idioma e conhecer melhor o mercado que pretende trabalhar e levar todo seu conhecimento no segmento de eventos. Não obstante, José Rodrigo Camunha, chegou à última fase de avaliação de projetos da empresa americana Edison Nation. E isso o motivou ainda mais e correr atrás do seu sonho.

Jose Rodrigo Camunha

Segundo José Rodrigo Camunha: “é fato que os EUA sofrem com as mesmas dificuldades que eu vivenciei no Brasil. Minha invenção pode ajudar muito esse mercado e gerar muitos empregos, pois muitos eventos que deixavam de colocar um Bar por causa de custo, agora poderão ter uma opção com custo mais acessível e com design diferente e personalizado. Não vejo a hora de ver minha linha de  Bares nos principais eventos desse país.”.

Continue Reading

Trending