Connect with us

Coberturas

Márcio Michelasi e o empreendedorismo sindical do Pró-Beleza

Published

on

Num diálogo muito franco com Márcio Michelasi (educador, psicanalista e diretor presidente do Sindicato Pró-Beleza), podemos entender o porquê deste líder ser considerado, por juristas e outros membros do legislativo e executivo, como uma das grandes promessas da renovação sindical brasileira.
“Quem nunca sentiu algum arrepio ao ouvir a palavra sindicato que levante a mão”, tem sido um bordão bastante recorrente em alguns setores da sociedade.
Esta cisma ou, digamos, esta chamada crise de representação tem uma razão muito simples: o distanciamento ou desconhecimento sobre a gênese, a história e os objetivos dos movimentos das categorias profissionais ou econômicas.
É certo que a organização de pessoas em prol de um objetivo comum não tem nada de novo na história da humanidade. A passagem bíblica registrada em Êxodo é um grande exemplo disso. Ali, vemos o levante (união) do povo de Deus (Jeová) pela libertação das forças faraônicas do Egito (causa, bandeira de luta), onde o povo judeu segue o líder Moises caminho à Terra Prometida (objetivo coletivo).
Segundo Márcio Michelasi, muitas das entidades sindicais brasileiras se distanciaram de suas origens e objetivos principais, afastaram-se do verdadeiro caminho da Terra Prometida de suas categorias.
Em meio às mudanças proporcionadas pela reforma trabalhista e por medidas provisórias do governo Bolsonaro que acertaram em cheio o sustento de várias entidades sindicais laborais e patronais, é fato que o Sindicato Pró-Beleza segue hígido em seu destino; ao invés de fechar suas portas expande seu trabalho a cada dia, conquista parceiros e se fortalece como entidade referência de seu setor de beleza, cosméticos e técnicas afins.
Mas qual o segredo disso tudo? Segundo Michelasi, esta pergunta não tem uma resposta simples porque envolve a análise de um conjunto de fatores que concatenam inúmeras variáveis e acontecimentos que reconheceram, nos últimos anos, o modo de ser e fazer da categoria dos serviços de beleza, a exemplo da Lei 13.352/2016, de autoria do Deputado Ricardo Izar (SP) e texto substituto da Deputada Soraya Santos (RJ).
Nada obstante o Pró-Beleza seja uma das mais antigas instituições brasileiras (com origem no ano 1919), fundada com o nome de Sindicato dos Oficiais Barbeiros, Cabeleireiros e Similares, a entidade passou por várias transformações e unificações com outras associações e entidades sindicais (Sinta, Qualificare e Acasvap) ao longo de sua história.
“Nossa gestão não sabe o que é viver estabilizada por arrecadação de imposto sindical. Inúmeras foram as barreiras ao longo da consolidação de organização e quando concluímos nosso processo de unificação perante o antigo Ministério do Trabalho (atual Ministério da Economia) o imposto sindical já estava em extinção”, afirma o Márcio Michelasi.
Michelasi, orgulhando-se de sua equipe e dos percalços do caminho, afirma que “todas essas dificuldades, todas essas barreiras, todas essas pedras colocadas no caminho de nossa gestão impulsionaram a instituição Pró-Beleza a aproximar-se ainda dos profissionais e trabalhadores, ouvindo suas demandas e deste contato com a sua base foi possível pensar em soluções inovadoras, tornando-se um canal de prestação de serviços, de cooperativa e de cursos de capacitação”.
Sem medo de polêmicas, Michelasi também afirma que “infelizmente, muitas entidades sindicais brasileiras, assim como os músculos que não são exercitados, enfraqueceram-se por ficarem longe de suas bases (aqueles que sustentam toda a estrutura) e, por fim, afundaram-se em escândalos envolvendo casos de registros sindicais espúrios, desvios de finalidade, dentre tantas outras centenas de casos e inquéritos que tramitam no poder judiciário”.
Finalizando, arremata: “o Pró-Beleza representa uma nova forma de organização sindical brasileira, cujos membros (trabalhadores) sustentam seus lares com um modelo de empreendedorismo próprio do brasileiro, um modelo que não vem das vãs tecnocracias de plantão (encartilhadas de arrogância), mas que nasce da fusão da inexorável sobrevivência nordestina com a clássica guerrilha dos pampas, que permeia pela sagacidade do matuto à magia do povo amazonense e que, ao final, tudo isso é regado à contemporaneidade urbanoide das grandes metrópoles que derrogam com inteligência os mi-mi-mis dos líderes sindicais e filósofos de plantão que continuam, acéfalos, chorando pela perda da velha mamata porque, ludibriados, delegaram – a terceiros desinteressados – a negociação dos direitos trabalhistas e econômicos de seus grupos”.
Márcio Michelasi que diz odiar rótulos é, sobretudo, um trabalhador e empreendedor irreverente, sempre presente em todos os movimentos sociais e artísticos do setor da beleza. Nele, mais especificamente em suas ideias, podemos ver claramente um misto do velho e do novo sindicalismo. É um líder mestiço que faz questão de enfatizar que possui sangue de nordestinos, indígenas e paulistanos-italianos. Márcio Roberto Silva Michelasi Rigotto é um retrato do povo brasileiro que não desiste nunca, pois sabe o que é ascender da favela ao mercado de luxo, exaltando um admirável sentimento de justiça quando o assunto é defender os direitos e interesses daqueles que trabalhadores que representa.
Visite as redes sociais de Márcio Michelasi: instagram.com/marciomichelasi

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Coberturas

Apresentador Thiago Rocha comemora 40 anos com festa à fantasia cheia de famosos

Published

on

Thiago Rocha - Foto: Jose Domingos / Renato Cipriano - Divulgação

Em grande estilo, o jornalista e apresentador Thiago Rocha, que trabalha na bancada do Programa ‘A Tarde é Sua’, comandado por Sonia Abrão na RedeTv, comemorou os seus 40 anos, na noite desta última terça-feira, 07 de junho.

A festa, que foi à fantasia, foi realizada no luxuoso Espaço Apogeo Nobre, o qual comporta até mil pessoas e fica localizado no coração de Alphaville, em São Paulo, foi organizada pelo Promoter Sebah Vieira e reuniu familiares, amigos e muitos famosos que entraram no clima e mostraram a sua criatividade nos mais divertidos looks, assim como destaque para o jornalista Felipeh Campos, amigo de bancada de trabalho, onde chegou caracterizado de Cruella.

A comemoração também marcou os 23 anos do apresentador dedicados à comunicação, e a festa foi orçada em torno de meio milhão de reais com diversos parceiros e patrocinadores que acreditam no comunicador.

Thiago Rocha - Foto: Adilson Marques / Renato Cipriano - Divulgação

Thiago Rocha – Foto: Adilson Marques / Renato Cipriano – Divulgação

“É tempo para comemorar a vida, passamos por momentos difíceis, e, mais do que nunca, não quero deixar de comemorar a saúde, o amor e a gratidão com as pessoas que gostam de mim. Reuni vários parceiros para proporcionar a todos os meus convidados momentos de diversão e alegria”, declara Thiago.Para a ocasião, o aniversariante optou em prestar uma grande homenagem para o seu ídolo e estava caracterizado como o apresentador ícone da televisão brasileira Silvio Santos. No figurino um terno de cor cinza idêntico ao que Silvio utilizou há 21 anos atrás quando foi o samba-enredo da Tradição, escola de samba do Rio de Janeiro.

Thiago Rocha - Foto: Jose Domingos / Renato Cipriano - Divulgação

Thiago Rocha – Foto: Jose Domingos / Renato Cipriano – Divulgação

Outro detalhe bastante curioso, é que Thiago fez questão de procurar o cabeleireiro Jassa, que há anos é o único profissional que realiza os procedimentos de pintura, assim como corte do cabelo do dono do baú, para que pudesse ajustar a sua peruca e deixá-la o mais parecido possível com o penteado em que Silvio Santos costuma utilizar.

Vários amigos brindaram o aniversariante e agitaram o público presente ao realizarem um pequeno Pocket Show no palco da festa, onde cada um cantou de duas a três músicas, levando a galera ao delírio. Entre os que cantaram estava o apresentador Luiz Bacci, que foi fantasiado de criança com bermuda, camiseta, tênis e boné virado para trás, Cecéu Muniz, compositor e produtor musical, Beth Guzzo, filha do saudoso humorista Valentino Guzzo, Dennys Neves vocalista da Banda Kabradeira, Claudinho, vocalista do Grupo Negritude Jr, além das cantoras Vanessa Jackson e Simony, e o cantor Felipe Rodrigues, além da Banda Black Tie que foi a responsável em agitar o público durante toda a festa.

Thiago Rocha - Foto: Jose Domingos / Renato Cipriano - Divulgação

Thiago Rocha – Foto: Jose Domingos / Renato Cipriano – Divulgação

Um dos momentos mais emocionantes, foi quando Thiago chamou ao palco a sua mãe Dona Maria e foi às lágrimas ao agradece-la por ela ter sido a primeira pessoa a acreditar nele quando ainda criança e ele já dizia que seu sonho era poder trabalhar na televisão e ela sem pestanejar incentivava e acordava bem cedinho para ir trabalhar em um local que era bem distante de casa para sozinha poder sustentá-lo e também ao seu irmão.
Thiago Rocha e Beth Guzzo - Foto: Jose Domingos / Renato Cipriano - Divulgação

Thiago Rocha e Beth Guzzo – Foto: Jose Domingos / Renato Cipriano – Divulgação

Cantora Vanessa Jackson - Foto: Jose Domingos / Renato Cipriano - Divulgação

Cantora Vanessa Jackson – Foto: Jose Domingos / Renato Cipriano – Divulgação

Cantora Simony - Foto Adilson Marques / Renato Cipriano - Divulgação

Cantora Simony – Foto Adilson Marques / Renato Cipriano – Divulgação

Thiago Rocha e o Luiz Bacci- Foto: Adilson Marques / Renato Cipriano - Divulgação

Thiago Rocha e o Luiz Bacci- Foto: Adilson Marques / Renato Cipriano – Divulgação

Thiago Rocha e Marcelo Bimbi - Foto: Adilson Marques / Renato Cipriano - Divulgação

Thiago Rocha e Marcelo Bimbi – Foto: Adilson Marques / Renato Cipriano – Divulgação

Thiago Rocha e o Promoter Sebah Vieira – Foto Jose Domingos / Renato Cipriano – Divulgação

Continue Reading

Coberturas

Preparada por Paulo Filho, Bianca Fernandes representará o Brasil no Miss Teen Mundial

Published

on

Paulo Filho e Bianca Fernandes - Credito da Foto: Brasilio Wille

Bianca Fernandes, natural de Bauru, no interior de São Paulo, é eleita Miss Teen Mundial Brasil 2022!

Na noite de ontem, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, a adolescente de 19 anos foi coroa a representante brasileira ao certame Miss Teen Mundial que será realizado em El Salvador na América Central.

Estudante do 2º ano de Relações Internacionais, a bauruense que já viajou para 16 países, terá em El Salvador seu 17º destino.

Em suas primeiras palavras após a conquista da coroa nacional, Bianca fala sobre sonhos e sua jornada até aqui.
“Confesso que ainda não caiu minha ficha. A Bianca de 9 aninhos não acreditaria em tudo que ela conseguiu e conquistou. Na época, não recebia muito apoio e força para realizar meus sonhos. Mas mesmo assim não desisti e é exatamente isso que quero passar como inspiração para outras crianças e adolescentes.”

Bianca Fernandes é eleita a Miss Teen Mundial Brasil 2022 - Credito da Foto: Ricardo Siviero

Bianca Fernandes é eleita a Miss Teen Mundial Brasil 2022 – Credito da Foto: Ricardo Siviero

Pupila do especialista em concursos de beleza e consultor de misses Paulo Filho, a representante brasileira vem se preparando para essa oportunidade.

“A Bianca é uma menina doce, educada e muito determinada. Iniciamos sua preparação em Janeiro e já vejo uma grande evolução. Agora iremos trabalhar uma estratégia para que ela consiga se destacar na etapa internacional e consequente trazer essa coroa para o nosso país” – comentou o preparador da Miss Teen Brasil Mundial.

A licença nacional pertence a organização CNB, empresa fundada e dirigida pelo irmãos Marina e Henrique Fontes.

O Miss Teen Mundial será realizado em El Salvador entre os dias 24 e 31 de Julho.

Crédito das Fotos: Ricardo Siviero / Assessoria Hora da Miss

Bianca Fernandes é eleita a Miss Teen Mundial Brasil 2022 - Credito da Foto: Ricardo Siviero

Bianca Fernandes é eleita a Miss Teen Mundial Brasil 2022 – Credito da Foto: Ricardo Siviero

Bianca Fernandes é eleita a Miss Teen Mundial Brasil 2022 - Credito da Foto: Ricardo Siviero

Bianca Fernandes é eleita a Miss Teen Mundial Brasil 2022 – Credito da Foto: Ricardo Siviero

Bianca Fernandes é eleita a Miss Teen Mundial Brasil 2022 - Credito da Foto: Ricardo Siviero

Bianca Fernandes é eleita a Miss Teen Mundial Brasil 2022 – Credito da Foto: Ricardo Siviero

Continue Reading

Coberturas

Leo Cittadin é o barbeiro brasileiro que realiza o corte dos jogadores mundiais em Londres

Published

on

Leonardo Cittadin - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

A vida de Leonardo Cittadin é repleta de experiências e novas descobertas. Desde que saiu de sua cidade natal, Criciúma (SC), o brasileiro desbravou o mundo atrás de seus sonhos e hoje vive uma realidade de reconhecimento através da sua atuação profissional.

Com talento e investimento, o catarinense tornou-se cofundador da marca PROMEN, a primeira barbeshop brasileira em Londres. Trazendo um novo conceito para a imagem masculina, a empresa representa uma transição revolucionária entre a barbearia tradicional para a barbearia moderna.

Leonardo Cittadin - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Leonardo Cittadin – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Com espaço para crianças, salão de jogos, sala de tratamento e serviço de implante capilar em parceria com a Kings Hair na Turquia, o estabelecimento também conta com uma equipe de profissionais especializados no visual e bem-estar do homem, oferecendo também consultoria de imagem.

A competência e maestria de Cittadin o transformou em referência no ramo do hairstyle masculino. Com algumas oportunidades em seu extenso currículo, o brasileiro já viajou a trabalho para Istambul, onde cuidou do visual de jogadores dos clubes Beşiktaş JK e İstanbul Başakşehir.

PROMEN, a primeira Barbeshop Brasileira em Londres

Sucesso Brasileiro

Residindo na terra da rainha, Leo Cittadin já cuidou do corte e tratamento de personalidades mundiais, como os jogadores: Gabriel Jesus, Josef Souza, Thiago Silva, Lucas Lima, Alex Teixeira, Rafael Cabral, Weligton Souza, Aymeric Laporte, além do cantor sertanejo Israel Novaes.

Atualmente, a PROMEN fica localizada no Battersea Park, em Londres. Você pode entrar em contato através do Instagram: @pro_maleimage

Leonardo Cittadin e Dean Herderson – Goleiro do Manchester United – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Foto: Acervo Pessoal

Foto: Acervo Pessoal

Foto: Acervo Pessoal

Foto: Acervo Pessoal

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Geração Z. Theme by Mega Group. powered by Rafael Nascimento.

Close Bitnami banner
Bitnami