Connect with us

Coberturas

Exposição Fotográfica Calçada Portuguesa

Published

on

A calçada portuguesa ou mosaico português ou ainda pedra portuguesa é o nome consagrado de um determinado tipo de revestimento de piso utilizado especialmente na pavimentação de passeios , de espaços públicos ou privados.

De início, a pedra portuguesa foi usada como lastro dos navios que partiam de Portugal desde o século XV em busca de sonhos, especiarias e descobertas, para garantir a estabilidade da navegação. Depois, já em meados do século XIX, tomou a forma de calcetamento de praças e passeios públicos. O primeiro uso teria sido no Castelo de São Jorge, em Lisboa. Pedras com formato irregular, geralmente em calcário branco e negro, usadas para formar padrões decorativos ou mosaicos pelo contraste entre as duas cores. Logo se percebeu a harmonia estética desse jogo de cores, o preto e o branco, mais tradicionais, embora depois tivessem ficado populares também o vermelho , o azul, o cinza e o amarelo. Na sequência do sucesso no Castelo de São Jorge veio a Praça do Rossio, também em Lisboa. Movimentos sinuosos do calcário branco e preto formavam ondas, o Mar Largo, a prestar culto e homenagem aos descobrimentos e a seus heróis.

A calçada portuguesa rapidamente se espalhou em Portugal e pelas “colônias”, subjacente a um ideal de moda e de bom gosto, tendo-se apurado o sentido artístico, que foi aliado a um conceito de funcionalidade, originando autênticas obras-primas nas zonas pedestres. Daqui, bastou somente mais um passo, para que esta arte ultrapassasse fronteiras, sendo solicitados mestres calceteiros portugueses para executar e ensinar estes trabalhos no estrangeiro.

Exposição Fotográfica Calçada Portuguesa

Exposição Fotográfica Calçada Portuguesa

Em certas regiões brasileiras é possível encontrar pedras em azul e verde. A sua aplicação pode ser apreciada em projetos como o do Largo de São Sebastião, construído em Manaus no ano de 1901, o famoso calçadão da Praia de Copacabana , no passeio e no e interior da Galeria do Conjunto Nacional na Av. Paulista e no Parque da Independência no Ipiranga bem como ainda no chamado “Centro Velho” da cidade de São Paulo. Mas a pedra portuguesa não é só um revestimento. Para logo se viu a oportunidade da pedra de calçada portuguesa na arte, no design, na publicidade. Na poesia…

“Quando as calçadas alcançaram as estrelas e as pedras
conquistaram os oceanos, formaram-se estes majestosos
caminhos…”
 (Ernesto Matos)

E imortalizadas na voz de Amália Rodrigues:

“Vai de corações ao alto nasce a lua
E a marcha segue contente
As perinhas de basalto cá da rua
Nem sentem passar a gente.”

(Lá vai Lisboa – Norberto Araújo e Raul Ferrão)

Exposição Fotográfica Calçada Portuguesa

Exposição Fotográfica Calçada Portuguesa

A mandala em pedras brancas e pretas é uma linda homenagem da cidade de Nápoles a John Lennon, e da cidade de Nova Iorque que a hospeda no chão perto do Central Park, tendo ao centro a inscrição “IMAGINE”… Em 1986 , foi criada uma escola para calceteiros (a Escola de Calceteiros da Câmara Municipal de Lisboa), situada na Quinta do Conde dos Arcos e atualmente a calçada portuguesa é candidata à Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, cuja candidatura foi apresentada pela cidade de Lisboa em Outubro de 2016 e está em fase de análise na UNESCO.

Tendo em vista a evidência que a calçada portuguesa tem como símbolo nacional de grande valor patrimonial, encontrado também em diversas cidades brasileiras, a Casa de Portugal convidou a fotógrafa luso-brasileira Catarina Machado para fazer uma recolha de imagens com a finalidade de constituir um acervo para compor uma exposição fotográfica itinerante no decorrer de 2019.

As fotos foram recolhidas em Outubro de 2018 e após a seleção a exposição será constituída por 20 peças (formato 39×55 cm), sendo 18 imagens que focalizam a calçada em diversas localidades portuguesas e 2 captadas na cidade de São Paulo; uma no Parque da Independência no Ipiranga e a segunda na Galeria do Conjunto Nacional na Av. Paulista.

Considerando a recente parceria entre a Casa de Portugal e o Conjunto Nacional, localizado no único quarteirão da Avenida Paulista em que sobreviveu a calçada portuguesa, a exposição “Calçada Portuguesa” ficará aberta ao público entre 5 e 25 de Fevereiro na Galeria do Conjunto Nacional, Nacional seguindo depois um calendário itinerante por várias associações luso-brasileiras em diversos estados brasileiros com o apoio dos respectivos Consulados de Portugal locais. Esta iniciativa é uma promoção conjunta da Casa de Portugal e do Conjunto Nacional com o apoio da Associação Paulista Viva e do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, registrando-se o patrocínio da TAP, da Caixa Geral de Depósitos, e da EDP (patrocinadores da Casa) e do Grupo Fátima Hotels e Hotel Mundial Lisboa, parceiros que apoiaram a recolha das imagens em Portugal.

Exposição Fotográfica Calçada Portuguesa

Exposição Fotográfica Calçada Portuguesa

A fotógrafa Catarina Machado nasceu em São Paulo em 1998 e desde muito pequena demonstrou suas aptidões para a fotografia capturando paisagens em suas viagens. Foi aluna do Colégio Guilherme Dumont Villares no Morumbi, concluiu o curso de Fotografia do Centro Universitário Belas Artes e atualmente é aluna do IIF – Instituto Internacional de Fotografia. Ela foi autora da exposição “Bancos – Contemplar e Integrar” que já esteve patente ao público na Galeria da Casa de Portugal e do Conjunto Nacional e que em breve estará disponível em várias estações do Metrô de São Paulo.

Nesta exposição, Catarina fotografou calçadas durante 25 dias em várias localidades de Portugal (praças, ruas e parques) nos mais variados enquadramentos. A fotógrafa revela que, “desde que a calçada portuguesa é candidata ao título de patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO, despertou em mim um olhar mais criterioso e ao mesmo tempo poético sobre o assunto. Descobri que em várias cidades do mundo há belos exemplares de calçada portuguesa e quis aproveitar a minha viagem a Portugal para focalizar esse tema nas suas mais variáveis aplicações. Como esta exposição se insere no calendário cultural da Casa de Portugal e do Conjunto Nacional na Av. Paulista, decidi incluir também duas imagens que representam muito bem a calçada portuguesa em São Paulo, uma delas no próprio Conjunto Nacional, único espaço na Paulista onde a calçada resistiu a recentes intervenções urbanas e no Parque da Independência no bairro do Ipiranga.”

O curador Belisário dos Santos Jr. é advogado, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo – USP, com curso de mestrado em Legislação Penal Especial (USP). Produtor teatral, possui ainda especialização em Direito Administrativo pela PUC/SP. Foi procurador autárquico do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo, de 1972 a 1998. Integrou o Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo, representando a OAB-SP. Foi membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Ocupou ainda o cargo de Presidente da Associação de Advogados Latino-Americanos pela Defesa dos Direitos Humanos. Foi Secretário de Justiça
e Cidadania do Estado de São Paulo (1995/2000) e Secretário da Administração Penitenciária do Estado (1995). Hoje é membro da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo. Integra o Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) e da Fundação Mário Covas. É membro, representando o Brasil, da Comissão Internacional de Juristas, com sede em
Genebra. É diretor do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA) e diretor da Casa de Portugal.

Fotógrafa: Catarina Machado
Curador: Belisário dos Santos Jr.

SERVIÇO:
Exposição Fotográfica “Calçada Portuguesa”
de 5 a 25 de Feveriro – Galeria do Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073 – Térreo
Segunda a Sexta das 07:00 às 22:00 hs
Sábados e Domingos das 10:00 às 22:00 hs
Entrada Grátis
Informações: (11) 3273-555 – [email protected]

Exposição Fotográfica Calçada Portuguesa

Exposição Fotográfica Calçada Portuguesa

Exposição Fotográfica Calçada Portuguesa

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Coberturas

A mais bela criança do país é pupila do consultor de misses Paulo Filho

Published

on

Ana Carolina Leite e Paulo Filho - Foto Brasílio Wille

Moradora do município de Rio Brilhante, no Mato Grosso do Sul, a  pequena Ana Carolina Leite, de 7 anos, a qual cursa o 2° ano do ensino primário, foi eleita a Mini Miss Brasil 2021.

O concurso Pequena Miss Brasil foi realizado na cidade de Curitiba no estado do Paraná, e contou com 35 crianças divididas em três categorias. A representante sul-mato-grossense tornou-se a primeira de seu estado a conquistar esse título.

Extrovertida e muito inteligente, Aninha como é chamada carinhosamente, divide sua rotina de criança com uma vida de modelo e mini miss.

Ana Carolina Leite e Paulo Filho - Foto Brasílio Wille
Ana Carolina Leite e Paulo Filho – Foto Brasílio Wille

Atualmente a gatinha viajou juntamente com sua mãe, Ana Carla Leite e sua avó, Vilma Leite, mais de 950 km em busca da preparação com o especialista em concursos de beleza e consultor de misses, o Paulo Filho.

A preparação englobou aulas de postura, passarela, comunicação, etiqueta, escolha de trajes e detalhes estratégicos do concurso e pré concurso. A consultoria ainda contou com produção fotográfica, gravação de vídeos e tour por diversos pontos turísticos do Paraná.

Ana Carolina Leite e Paulo Filho - Foto Brasílio Wille
Ana Carolina Leite e Paulo Filho – Foto Brasílio Wille

Um dos destaques da competição, o incrível vestido branco da Mini Miss Brasil, foi planejado pelo consultor de misses Paulo Filho e teve projeto desenhado e desenvolvido pela estilista Ju Almeida.

O concurso Pequena Miss Brasil é uma produção do empresário Marcelo Ramos e recebeu inscrições de crianças entre 04 e 13 anos.

Ana Carolina Leite – Foto Brasílio Wille

“Ana Carolina é incrível, uma criança iluminada, educada e de uma energia maravilhosa. Ela aprende muito rápido, tivemos grande sintonia durante sua consultoria pré competição que durou 4 dias, e sua consultoria de véspera de competição que teve duração de 1 dia”, conta Paulo Filho, o consultor de misses e responsável pela preparação da pequena miss.

A mais bela criança do país, agora participa de compromissos com as autoridades de Rio Brilhante e do estado do Mato Grosso do Sul. “Como Mini Miss Brasil, tenho certeza que ela trará visibilidade para o seu estado, Mato Grosso do Sul, e fará um trabalho fantástico conhecendo mais estados e promovendo as belezas do Brasil”, complementa Paulo Filho.

Crédito das Fotos: Brasílio Wille / Daniel Filho – Renato Cipriano / Divulgação

Ana Carolina Leite – Foto Daniel Filho
Ana Carolina Leite – Foto Daniel Filho

Continue Reading

Coberturas

Flavinha Cheirosa comanda LIVE do Vovô Raul Gil especial de aniversário

Published

on

Flavinha Cheirosa - Foto: Flávio Cabral

A apresentadora Flavinha Cheirosa que faz aniversário no próximo domingo dia 07 de março, realizará a sua primeira live do ano de 2021 no Canal do Vovô Raul Gil Oficial e promete trazer muitas atrações online para toda família!

Flavinha Cheirosa que ganhou o título de “Rainha das Lives Infantis de 2020” em vários sites do Brasil, também é destaque junto com as delícias e guloseimas da Sodiê Doces e vem com tudo nessa super live de aniversário pra adoçar a vida de toda família brasileira!

Na Live de aniversário que possui a direção do filho do apresentador Raul Gil, o Raul Gil Jr (Raulzinho), foi confirmado a presença de alguns cantores, entre eles o Grupo Two Beats Live, Jessica Marcelly, Juninho SJ, Colors Teens e Alice Monteiro, além de entrevistas online com alguns artistas mirins e várias matérias já gravadas pela apresentadora para entreter todo público que estará prestigiando em casa pela web.

Apresentadora Flavinha Cheirosa - Fotos: Flavio Cabral / Renato Cipriano - Divulgação
Apresentadora Flavinha Cheirosa – Fotos: Flavio Cabral / Renato Cipriano – Divulgação

Então fiquem atentos… Já temos algo bem bacana preparado para este próximo domingo, para a criançada se divertir sem sair de casa, com toda segurança e na companhia de toda a família. Fica a dica pra todos!

E para quem perder o AO VIVO, com certeza valerá a pena ver a reprise… Basta conectar a internet na TV, ou do próprio celular e conferir a LIVE que estará repleta de coisas boas!

https://www.youtube.com/Vov%C3%B4RaulGilOficial/

Crédito das Fotos: Flavio Cabral / Renato Cipriano – Divulgação

Apresentadora Flavinha Cheirosa – Fotos: Flavio Cabral / Renato Cipriano – Divulgação
Arte LIVE da Flavinha Cheirosa

Continue Reading

Coberturas

Dr. César Patez comemora aniversário de casamento com esposa no Copacabana Palace

Published

on

A semana foi de dupla comemoração para o doutor César Patez. O obstetra e ginecologista, que atua em sua clínica em São Mateus (ES), viajou para o Rio de Janeiro para comemorar seu aniversário de casamento de quatro anos com Luanna Baltazar, que acontece no próximo dia 11. O hotel escolhido foi o Copacabana Palace, um dos mais tradicionais da cidade.

Na ocasião, também celebrou seu próprio aniversário. Na última segunda (01), César completou 40 anos de idade.

Ele e sua esposa estão curtindo muito a estadia na Cidade Maravilhosa e ficaram felizes com o acolhimento recebido no hotel.

“Fomos muito bem recebidos e tivemos atenção especial por ser data de comemoração! Recebemos bolo, champagne e outros mimos. Março é um mês muito especial na nossa vida e decidimos comemorar em grande estilo”, contou Patez.

Continue Reading

Trending